Tecnologia
Saiba como criar uma conta comercial no whatsapp
O Whatsapp rapidamente tornou-se o aplicativo de troca de mensagens mais utilizado pelas pessoas, superando grandes e fortes concorrentes do mercado como Discord e Telegram.
Seu crescimento chamou a atenção de muitos empresários que viram nele uma oportunidade de crescer ainda mais e melhorar tanto o atendimento quanto as vendas da sua empresa.
Com esse avanço, o Whatsapp ganhou funções exclusivas para esse público profissional e até mesmo uma própria para microempresas. Separando o pessoal do profissional, hoje vamos conhecer a conta comercial no Whatsapp e como criá-la. Confira!
O reconhecimento do Whatsapp
Mais de 2 bilhões de pessoas, atualmente, são usuárias do Whatsapp e muitas estão 24 horas conectadas. Uma oportunidade que não poderia ser perdida. Onde é possível alcançar um número imenso de pessoas apenas com um aplicativo.
O Whatsapp tornou isso possível e muitas empresas investiram nele para popularizar seus serviços e produtos e divulgar sua marca. Tudo isso com um investimento quase zero.
Mas, lógico que algumas coisas precisam ser entendidas antes de partir para o Whatsapp e começar a utilizá-lo comercialmente. Primeiro é necessário saber separar a vida pessoal e particular da vida profissional.
Essa separação ocorre com a criação de contas diferentes, com números diferentes. A chamada conta comercial. Para isso vamos usar o Whatsapp Business, a versão para empresas do aplicativo comum.
Entendendo a conta comercial
Você precisa, primeiro, entender a conta comercial. Existem dois tipos distintos de conta comercial: Regular e Verificada.
A regular é uma conta comercial comum, com todas as funções extras disponíveis no Whatsapp Business com uma pequena diferença, ela não é verificada. Isso significa que, embora sua conta comercial seja da sua empresa, não existem confirmações disso.
Em outras palavras, o cliente que entrar em contato com você não terá a certeza e a segurança que o número pertence realmente a sua empresa ou a um fraudador.
A verificada é também uma conta comercial, no entanto, ela carrega um selo de verificação ao lado do nome da empresa e é esse ícone que atesta a veracidade do número do contato para os seus clientes.
A verificação da conta não pode ser feita por você mesmo, apenas o Whatsapp poderá adicioná-lo na sua conta comercial baseando-se em critérios não especificados da empresa. Mas, você tem a liberdade para solicitar uma verificação.
Como criar uma conta comercial
Você não vai encontrar dificuldades nesta etapa. Mas, lembre-se que a primeira conta que você criar será uma conta comercial regular, ainda não terá o selo de verificação.
Para criar é simples:
- -Acesse a loja de aplicativos do seu aparelho;
- -Busque pelo Whatsapp Business;
- -Baixe e abra o aplicativo e toque em “concordar e continuar”;
- -Insira seu número comercial e verifique-o;
- -Permite que o aplicativo acesse fotos, arquivos e contatos do seu aparelho;
- -Sua conta foi criada!
Para diferenciar ambos, o normal e o Business, você notará que os ícones são diferentes. O Whatsapp Business possui a letra “B” no ícone.
Posso usar um número comercial que eu já utilizo?
Se você já tem uma conta no Whatsapp e quer mudá-la da versão normal para a comercial é possível, basta seguir alguns passos. Lembrando que recomendo ter dois números, um para a conta comercial e outro para a conta normal.
Para alterar a conta normal para a comercial basta fazer isso:
- -Baixe a versão Business, abra e toque em “concordar e continuar”;
- -Aceite as permissões necessárias que o aplicativo solicita;
- -Adicione o número;
- -Aceite a transferência do número para a versão Business e vá em continuar;
- -Verifique.
Quando feio isso, o Whatsapp Business vai começar a transferir, pelo Backup, as suas conversas da conta normal para a comercial. Leva apenas alguns minutos.
Cultura
Um grande aumento nas vendas online. Uma empresa que destaca-se em criação de lojas online e sites á a Mox Mídia do Brasil.
Hoje em dia, podemos afirmar que é fundamental ter um site profissional para vender online seus produtos e serviços, além de contextualizar o público sobre a sua empresa. Além disso, para grande parte dos negócios, o segmento online representa uma quantidade significativa das vendas, tanto orgânicas quanto via campanhas.
Na Mox Mídia, toda a nossa inteligência tecnológica é voltada a desenvolver produtos ou sistemas para suprir a necessidade dos nossos clientes. Criar um website ou um sistema de gestão requer muito mais do que uma ideia ou uma equipe de programadores. Requer um time que analise os seus processos, entenda suas necessidades e construa uma solução definitiva para o seu problema.
Um website precisa ter um conteúdo único, explicativo, vendedor e bem escrito. Mas não podemos esquecer de manter a estrutura perfeito para buscadores. Este é o segundo fator mais importante para o sucesso da sua empresa no Google.
Nossa preocupação é construir uma base sólida para humanos e para a máquina, seguindo uma semântica ideal para indexar o seu site e trazer bons resultados orgânicos.
CONTATO:
Site:https://moxmidia.com.br/
E-mail: moxmidia@moxmidia.com.br
Telefone/ Whatsapp: (41) 9 9735-5599
Negócios
Faturamento do e-commerce brasileiro tem alta de 27%
O e-commerce brasileiro registrou um faturamento recorde em 2021, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação ao ano anterior. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo levantamento da Neotrust, empresa responsável pelo monitoramento do e-commerce brasileiro. O valor médio por compra também registrou aumento de 8,6% em relação a 2020, atingindo a média de R$ 455.
No balanço trimestral, um dos destaques é o aumento no número de pedidos do primeiro trimestre, que passou de 49,9 milhões em 2020 para 78,5 milhões em 2021.
“O varejo on-line continua com tendência de crescimento, mesmo após a flexibilização das restrições devido à pandemia e a retomada gradual do comércio físico. Apenas no quarto trimestre de 2021, foram realizados 101,6 milhões de pedidos, contra 86,6 milhões em 2020. O faturamento atingiu R$ 46,4 bilhões em 2021, contra R$ 38,7 bilhões em 2020”, destaca Paulina Dias, líder da área de inteligência da Neotrust, responsável por fazer levantamentos e análises referentes ao varejo on-line.
As categorias com mais pedidos feitos em 2021 são: moda, beleza e perfumaria, e saúde – que apresentou crescimento de 87% no faturamento de venda de remédios pela Internet.
Celulares, eletrodomésticos e eletroeletrônicos foram os segmentos com maior faturamento no ano passado. As regiões de maior destaque são o Sudeste, que concentrou 62,3% das encomendas de 2021, e o Nordeste, com 15,1% – o equivalente a 3,5 pontos percentuais a mais que em 2020 para a região.
Os resultados por gênero indicam que as mulheres respondem por 58,9% dos pedidos, frente a 41,1% dos homens. O ticket médio feminino, porém, é menor que o masculino: R$ 387 contra R$ 552, respectivamente.
O índice por idade demonstra que as compras on-line vêm predominantemente da faixa etária dos 36 a 50 anos, representando 34,9%, e dos 26 a 35 anos, representando 32,1% do volume total. Já as compras feitas por pessoas com mais de 51 anos passaram de 15,5% em 2020 para 16,6% em 2021.
O levantamento mostrou ainda que o cartão de crédito continua sendo a forma de pagamento preferencial dos brasileiros no e-commerce.
69,7% das compras foram feitas com cartão de crédito,
16,9% com boleto bancário,
11,1% com outras formas de pagamento (como wallet e cashback)
2,3% via PIX.
Embora ainda sejam pouco expressivos, os pedidos pagos com PIX aumentaram em 2021: em janeiro representavam 1% entre todos os meios de pagamento e em dezembro atingiram 4%.
Receita deve crescer em 2022
Segundo projeção da empresa para 2022, a receita do e-commerce deve crescer cerca de 9%, atingindo um faturamento recorde de R$ 174 bilhões neste ano. Porém, a inflação, o dólar alto e a projeção pessimista do PIB brasileiro são fatores que podem impactar negativamente o crescimento do varejo on-line.
A expectativa é que os pedidos pela Internet aumentem em 8%, totalizando 379 milhões de compras. Já o ticket médio deve se manter estável, com aumento de cerca de 1%, estimado em R$ 460 por pessoa.
As categorias que mais devem crescer são:
Eletrônicos (21%),
Eletro portáteis (19%),
Alimentos e bebidas (18%).
Já os segmentos de maior faturamento devem ser:
Telefonia (R$ 32,4 bilhões),
Eletrodomésticos (R$ 23,7 bilhões)
Eletrônicos (R$ 18,6 bilhões).
“Para 2022 é esperado que haja uma expansão no marketplace, com as empresas mais preparadas para este canal. Outra tendência é a melhoria na interação do físico com o digital, que irá permitir mais eficiência nas compras e na relação do consumidor com a loja”, analisa Fabrício Dantas, CEO da Neotrust.
“Em relação aos pagamentos, as carteiras digitais e o PIX devem continuar em alta, de forma a ampliar sua participação no e-commerce. Com um mercado cada vez mais competitivo, o varejo on-line deve apostar em fretes mais rápidos e funcionais, por exemplo, como forma de atrair e reter clientes”, explica Dantas.
Novos consumidores para o e-commerce
A pandemia da COVID-19 acelerou a migração das pessoas para o consumo digital. Uma pesquisa feita pela consultoria Ebit/Nielsen, em parceria com o Bexs Banco, mostra que o e-commerce do Brasil cresceu, em 2020, 41% e ganhou novos 13 milhões de consumidores. O avanço foi possibilitado pelo fechamento das lojas físicas e medidas de restrição de circulação.
A expectativa é de crescimento do comércio eletrônico entre os brasileiros para os próximos anos. De acordo com a pesquisa Future of Retail, feita pela Euromonitor International e o Google, a projeção de crescimento entre 2021 a 2025 é de 42%. E levantamento também aponta que 25% dos novos consumidores são da geração Z, nascidos entre 1995 e 2010.
“O brasileiro está se adaptando ao ambiente de compras on-line, e um ponto bastante curioso é que, embora as restrições da COVID tenham impulsionado-as, o e-commerce concretizou suas projeções de crescimento para os próximos anos, mesmo depois do fim da pandemia”, explica Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas.
Segundo a empresa, dois em cada 10 brasileiros compram cursos via web.
“Esse crescimento está ligado não só ao fato das pessoas terem o costume de colocar em prática seus planejamentos e suas metas no início do ano, como também à onda de adeptos ao e-commerce, que chegou para facilitar e agilizar o processo de compra no mercado”, conclui Leiza.
Mas, ela ressalta que o consumidor é sensível ao valor do frete. Quanto maior o valor para envio da mercadoria, maior é a chance de uma reclamação sobre qualquer aspecto da compra.
Produtos com o frete grátis resultaram em 43% dos pedidos feitos, tendo apenas 5,9% de queixas, se revelando um grande motor para o comércio eletrônico.
Destaque
Marketing Viral: Camila Silveira dá 22 dicas de como produzir conteúdos altamente persuasivos
A especialista em redes sociais Camila Silveira ensina como fazer um conteúdo viralizar
Você já deve ter se perguntado como uma pessoa ou empresa consegue produzir um conteúdo viral, que é aquele que se espalha rapidamente e ganha grandes proporções. De acordo com a especialista em vendas nas redes sociais, Camila Silveira, existem diversos fatores combinados para que uma publicação viralize.
“Conteúdo bom é conteúdo que atrai, gera relacionamento que trazem resultados. Não importa o tamanho. Manter uma rede social em crescimento ou canal começa a ser uma tarefa mais difícil e quanto mais consistente na produção de conteúdo você for, melhor será o resultado. Quem está começando precisa ter estratégias, porque, nessa fase, todo mundo vive a síndrome da folha em branco, que nos faz ter os seguintes tipos de pensamento: “O que eu escrevo? Parece que eu já falei tudo o que tinha para falar, e agora?”, disse.
Camila Silveira elencou 22 estratégias de conteúdos infalíveis independentemente do seu tipo de negócio .
1- Como fazer
“Uma das buscas mais comuns do Google começa com as palavras ‘como fazer’. Aproveite essa demanda e ensine seu público a fazer o que ele deseja – seja um penteado para formatura, seja construir uma estante de madeira. Por exemplo:”Como fazer progressiva em casa”
2- Estudo de caso:
Casos reais de sucesso sempre atraem porque mostram dados e explicam ao público como conquistar determinado objetivo. Por exemplo: “Estudo de caso: Segredos da Audiência”
3- Perguntas e respostas:
Aproveite os comentários dos seus seguidores para gerar conteúdo. Esse tipo de post costuma ser mais eficiente quando feito em vídeo, onde há uma maior interação. Todas as plataformas já permitem respostas em vídeo onde está ação será importante para “agradar” o algoritmo e encantar os seguidores por estarem tendo a atenção buscada.
4-Checklist:
Esse formato atrai por ser prático e bem objetivo, por exemplo: “Checklist para organizar seu casamento sem dor de cabeça”, uma forma de transformar um momento tenso com uma solução simples que mostra que você sabe a solução para os sonhos.
5-Entrevista:
Aqui entram entrevistas com alunos que aplicaram o seu método, especialistas em sua área ou pessoas que fizeram algo relevante e que pode ser um conteúdo útil para quem está assistindo. Neste caso, uma boa estratégia é intercalar entrevistas com pessoas com um desenvolvimento maior dentro de sua profissão quanto quem está iniciando e pode relembrar seu passado com ensinamentos.
6-Post comparação todo mundo gosta de saber se uma coisa é melhor ou pior que a outra. Por isso, pode apostar sem medo nos posts de comparação – ainda mais se você tiver um e-commerce.
7-Melhores do ano:
Isso engaja o internauta, pois ele vai ficar um tempão navegando no seu conteúdo. E é uma forma de reaproveitar seu conteúdo. Por exemplo: “Os melhores discursos
do ano”.
8-Desafio:
São publicações divertidas, em que você cumpre um desafio e repassa a brincadeira para o internauta. Cuidado, pois o desafio deve ser lúdico e nunca colocar a vida de ninguém em risco. Por exemplo: “Desafio: quem conhece melhor o outro”.
9- Estatística:
Quando você tem estatísticas próprias para compartilhar, o post funciona muito bem, pois você está mostrando seu conhecimento naquela área. E pode pesquisar a maior parte delas no Google.
10- Quiz:
Os testes são muito populares e podem ser aplicados em qualquer temática. Eles atraem muito a atenção. Por exemplo:”Teste seus conhecimentos em marketing”.
11-Post colaborativo
Convide especialistas para falar sobre determinado assunto – além de gerar bom conteúdo, esses posts têm mais compartilhamentos, pois quem participou vai compartilhar. Isto será ótimo para o engajamento pela unificação dos públicos
12- Frases inspiradoras:
As pessoas amam ser inspiradas, não importa o nicho! Pode partir daqueles pensamentos ou frases que quando fala acha que faz total sentido. Isto vai gerar identificação com o público e relacionamento
13- Melhores posts:
E um bom jeito de selecionar seu conteúdo, você pode agrupá-los por assuntos semelhantes. Por exemplo:”Os melhores posts sobre empreendedorismo que você precisa
ler agora”
14-Melhores da semana:
Reúna os posts que deram mais o que falar naquela semana. Por exemplo: “Os melhores vídeos ou assuntos desta semana”.
15- Pessoas para você seguir:
Indique perfis para seu público, isso é legal porque sempre pode gerar uma retribuição de quem foi indicado por você. Por exemplo: “7 canais do YouTube de empreendedorismo digital para você seguir”.
16- Post comemorativo:
Aproveite as datas especiais, todos os dias tem algo a comemorar e isto pode ser facilmente localizado no Google. Mas lembre-se de fazer uma conexão com seu objetivo.
17-Making of
As pessoas gostam de saber o que acontece “nos bastidores” do seu dia a dia, exatamente como nos bastidores de um reality. Mostre como é sua mesa de trabalho e conte a elas sua rotina – use fotos e vídeos para ilustrar. Por exemplo: “Por trás dos bastidores”
18- O que há de novo:
Conte as novidades da sua empresa, como a nova equipe, os novos equipamentos, o novo cliente etc. Por exemplo: “Próximo post estamos em desenvolvimento de novos projetos “.
19- Post debate:
Proponha o debate e deixe que as pessoas deem opiniões, defendendo lados, mesmo que opostos.
20- Tutorial
O passo a passo para ajudar seu público a fazer alguma tarefa. Seja bem objetivo e prático para gerar engajamento.Por exemplo: “Como ganhar muitas curtidas e seguidores no Instagram
21- Para baixar:
Entregue PDFs, gráficos, planilhas, imagens.… qualquer conteúdo que seja relevante ao seu público para resolver problemas. Eu uso bastante essa estratégia. Uma das minhas produções é: “[E-book] 10 maneiras de como aumentar suas visitas vindas do Google”
22- Falar sobre assuntos curiosos chama muito a atenção.
Procure curiosidades da sua área e compartilhe-as com seu público. Por exemplo: “Você sabia que é possível ser o primeiro colocado no ranking do Google trabalhando com
palavras-chave?”
Para mais dicas como esta siga a página das redes sociais @camilasilveiraoficial
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