Música
Festival Sarará anuncia Baco Exu do Blues, Nação Zumbi, Rachel Reis, Jaloo e outros artistas no line-up
- Em novo formato, o evento Sarará Circuito Cultural acontece nos dias 12 e 13 de setembro com programações gratuitas nos Parque Municipal e Teatro Francisco Nunes; e os shows dos artistas acontecem no dia 14 de setembro, no Parque das Mangabeiras
Um pilar cultural de Minas Gerais, o Festival Sarará se tornou símbolo de conexão e pluralidade ao longo dos últimos anos. Em 2024, prestes a celebrar sua décima edição, marcada para os dias 12, 13 e 14 de setembro, o evento chega repaginado como Sarará Circuito Cultural em três espaços importantes na cena mineira, o Parque das Mangabeiras, o Teatro Francisco Nunes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti. A amplificação visa dar mais acesso à arte por meio de experiências coletivas de ocupação de espaços públicos. E para guiar todo este movimento, o Sarará Circuito Cultural anuncia agora os primeiros nomes do line-up com Baco Exu do Blues, Nação Zumbi convida Lia de Itamaracá, Jaloo, Rachel Reis convida Afrocidade, Os Garotin, MC Luanna + Ajuliacosta. Os ingressos estão disponíveis no link.
Com uma curadoria que reflete o compromisso do evento em promover conexões de diferentes pessoas, credos, cores e vivências, o evento mescla o rap do soteropolitano Baco, pop paraense de Jaloo e o soul music d’Os Garotin com os encontros potentes entre o manguebeat do Nação Zumbi e a cirandeira Lia de Itamaracá; o pop dançante da baiana Rachel Reis com o ritmo quente do grupo Afrocidade; e o trap revolucionário de MC Luanna e Ajuliacosta. Os shows acontecerão no dia 14 de setembro, no Parque das Mangabeiras.
Além disso, o festival ainda apresentará uma programação múltipla e gratuita, nos dias 12 e 13 de setembro, no Teatro Francisco Nunes e no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que inclui cinema ao ar livre, artes visuais, projeção mapeada e dança nos primeiros dois dias, para esquentar o seu line-up musical.
Para além de coroar a sua décima edição, toda a repaginação do evento também é resultado de uma análise da organização do Sarará sobre festivais de música e eventos culturais – responsáveis pelo boom no calendário cultural dos últimos anos. O novo mote é unir democratização do acesso à cultura com promoção da preservação da fauna e flora da cidade, estimulando ações de conscientização do público e fortalecendo junto às marcas parceiras práticas de sustentabilidade ambiental e social, gestão de resíduos e compensação de emissões de carbono.
“Estamos desenvolvendo uma série de iniciativas integradas para estabelecer um legado duradouro, enraizado em práticas sustentáveis. Nossa abordagem segue as diretrizes do Plano de Manejo da Prefeitura de Belo Horizonte e da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica. Nosso compromisso visa não apenas reduzir o impacto ambiental, mas também promover mudanças comportamentais em prol da preservação ambiental e da conscientização e cuidado com esse local tão especial”, afirma Bell Magalhães, diretora executiva do Festival Sarará.
Sobre o Sarará
Sarará é uma ideia de valorização e liberdade de GENTE. Uma experiência de união de sentidos entre público, produção e arte. De conexão entre pessoas diversas que fazem o Brasil ser Brasil. Gente de todas as etnias e cores, gente colorida, gente LGBTQIA+, gente de qualquer (boa) fé, gente de Norte a Sul, da perifa, do bairro, do século passado e dos anos 2000. Gente que é gente e que ama gente.
Nossa principal via de conexão é a música e, no processo de construção de Sarará, trabalhamos buscando o respeito pelo diferente e a consagração da diversidade.
Conheça mais em www.instagram.com/festivalsarara.
Serviço:
Sarará Circuito Cultural
Datas: 12, 13 e 14 de setembro
Locais: Teatro Francisco Nunes, Parque Municipal Américo Renné Giannetti e Parque das Mangabeiras, em Belo Horizonte, Minas Gerais
12 e 13 de setembro – Parque Municipal e Teatro Francisco Nunes – Programação gratuita
O que vai rolar: cinema ao ar livre, apresentações de dança, exposição de artes visuais, arte digital e projeção mapeada.
Os ingressos da programação gratuita serão distribuídos nos próximos meses.
14 de setembro – Parque das Mangabeiras
O que vai rolar: O Sarará gostoso de sempre, com todo mundo curtindo o melhor da música brasileira. Um convite pro SENTIR com experiências imersivas no parque.
A venda dos ingressos acontece na Sympla – http://sympla.com/festivalsarara
Música
Marcos Almeida lança “Porão”, primeira faixa de seu novo álbum “Calado”
O artista vai explorar o pop-rock e reflexões profundas em próximo projeto
Após o sucesso do projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis”, que trouxe quatro releituras de grandes sucessos da música brasileira, o artista mineiro Marcos Almeida inicia o lançamento do álbum “Calado” com a canção “Porão”. A proposta é trazer reflexões profundas sobre estruturas ocultas como o próprio porão de uma casa, cheio de histórias e segredos.
Nas palavras do artista, o novo projeto é “um convite a embarcar nessa aventura que é o autoconhecimento com um toque de pop-rock”. Para escrever a canção, Marcos se inspirou no livro “A Vida Secreta das Árvores”, do alemão Peter Wohlleben. Ao total, serão 12 faixas com a previsão de chegar nas plataformas de streamings e em seu canal do YouTube até o final deste ano.
– “Porão” é fruto desse trabalho de mergulho e olhar para as coisas profundas não reveladas, mas significativamente valorosas. Aquela estrutura de uma casa que nem sempre é a primeira parte que você olha, mas tem suas histórias e guarda segredos – filosofa Marcos, que contou com a parceria do arranjador e guitarrista mineiro Wanderson Lopez na produção artística de “Porão” e das demais faixas do álbum “Calado”.
Com obras carregadas de poesias, referências e reflexões essenciais, Marcos Almeida já teve suas composições “Sê Valente” e “Vem me Socorrer” na trilha sonora da novela “Vai na Fé”, da TV Globo. Antes de “Calado”, o projeto “Canções Para Morar em Tempos Difíceis” trouxe novas versões de “Paciência”, de Lenine; “Tenho Sede”, de Gilberto Gil; “O Vencedor”, do Los Hermanos; e “Juízo Final”, de Nelson Cavaquinho e Elcio Soares.
Ouça a canção “Porão”, de Marcos Almeida, em todas as plataformas digitais:
Música
This Is The Kit lança “Live at The Minack Theatre”
- THIS IS THE KIT LANÇA HOJE SEU ÁLBUM AO VIVO LIVE AT THE MINACK THEATRE
- ASSISTA À PERFORMANCE DE “HOTTER COLDER” AQUI
Escute, aqui.
This Is The Kit, o grupo liderado pela compositora Kate Stables, que mora em Paris, está lançando seu álbum ao vivo Live at The Minack Theatre hoje em todas as plataformas. O álbum foi lançado pela primeira vez em abril como uma edição limitada em vinil do Record Store Day, exclusivamente no Reino Unido. Ele foi gravado em 19 de maio de 2023, quando This Is The Kit tocou em uma apresentação dupla no impressionante Minack Theatre, em Cornwall, e é o primeiro álbum ao vivo da banda. Apresentando faixas dos álbuns aclamados pela crítica Careful of Your Keepers, Off Off On e Moonshine Freeze, o álbum mostra a banda em sua melhor forma, respondendo ao ambiente diante de um público extremamente agradecido.
This Is The Kit compartilha também um vídeo de sua apresentação da música “Hotter Colder” no The Minack Theatre hoje e lançará novos vídeos de apresentações de cada faixa do álbum diariamente até 19 de junho. Assista ao vídeo de “Hotter Colder” aqui.
Kate Stables falou sobre o show: “Nosso amigo Will teve a ideia um pouco ambiciosa de nos reservar o Minack Theatre. É um anfiteatro incrível ao ar livre na beira de um penhasco com vista para o mar e, por isso, parecia uma ideia muito divertida fazer um show lá. O resultado foi um dia épico de música em um cenário muito épico, que, de alguma forma, tivemos a ideia de gravar.”
O último álbum da banda, Careful of Your Keepers, saiu pela Rough Trade em junho passado e foi produzido pelo colega de gravadora Gruff Rhys. This Is The Kit se apresentará no Glastonbury no final deste mês, além de tocar em datas selecionadas no Reino Unido com o The National em julho.
Ouça à Live at The Minack Theatre AQUI
Tracklist:
Slider
Take You to Sleep
Goodbye Bite
Inside Outside
Stuck in a Room
Scabby Head and Legs
More Change
Moonshine Freeze
Careful of Your Keepers
Doomed or More Doomed
Hotter Colder
Sobre a ForMusic:
Fundada no ano de 2016 por Nando Machado e Daniel Dystyler, a ForMusic é uma agência de marketing e promoção focada em projetos de música que conecta marcas, empresas, artistas e gravadoras de todo o mundo que querem ver o seu público crescer dentro do Brasil. Desde o início, ganhou destaque por trabalhar com as principais gravadoras e selos independentes do mercado, e hoje, representa artistas de nomes como Beggars Group, Domino Records, [PIAS], Nettwerk, Big Loud, entre muitas outras.
ForMusic nas redes:
Música
Geisson Augusto aposta no bom e velho rock and roll na divertida “John”
Cantor criou personagem para anunciar a Palavra de Deus
Depois de apostar numa mistura de folk, indie e country em canções reflexivas acerca da vida e das questões humanas, o cantor Geisson Augusto retorna ao velho e bom rock and roll para fazer o que ele mais ama que é usar a música para levar a mensagem de Deus às pessoas.
Disponível nas plataformas digitais, Geisson apresenta a canção autoral “John”, que, segundo ele, “surgiu na urgência de mostrar qual o verdadeiro caminho, verdade e vida que é Jesus Cristo”.
– “John” é uma história fictícia, mas acredito que retrata a realidade de muitos que estavam perdidos e encontraram Jesus Cristo e também daqueles que se sentem perdidos e precisam de um sentido na vida. O nome JOHN se refere, ao mesmo tempo, a um personagem fictício e ao livro onde a música foi baseada, que é João 14:6 – explica o artista, que lançou o projeto pelo seu selo, Gas Records.
Além de compor, Geisson assina a produção da faixa e buscou referência em bandas como Fruto Sagrado, Resgate e Oficina G3 na construção da sonoridade do projeto.
– Para essa canção, precisava ser algo de impacto e me inspirei nas minhas bandas preferidas. O público pode esperar nesse lançamento por um rock divertido e com uma mensagem direta – destaca.
“John” ainda ganhou um videoclipe dirigido por Rafael Barbosa, que está disponível no canal de Geisson Augusto no YouTube.
– Queríamos mostrar algo que lembrasse a estética dos vídeos de rock dos anos 2000 com aquelas bandas de garagem e com uma qualidade atual. O cenário ficou incrível com uma pegada que lembra os clipes das bandas americanas – detalha.
Geison Augusto garante que tem muitos lançamentos ainda para este ano e a expectativa é enorme.
– Tem muita coisa boa vindo por aí e conto com vocês para juntos espalharmos Jesus Cristo – encerra o cantor, que conseguiu emplacar “John” nas playlists “Templo do Rock” e “Santo Rock”, ambas no Spotify.
Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, nas plataformas digitais:https://onerpm.link/jhon
Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, na playlist “Templo do Rock” do Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWZ0BlvV9acBN?si=a612fde898c244bb
Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, na playlist “Santo Rock” do Spotify: https://open.spotify.com/playlist/68fD7I4PRGkvPYEc6ZegSe?si=934f9ff6f42b4ef7
Assista ao videoclipe de “John”:de Geisson Augusto, no YouTube:
-
Música5 dias atrás
Marcos Almeida lança “Porão”, primeira faixa de seu novo álbum “Calado”
-
Saúde5 dias atrás
Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental
-
Música5 dias atrás
This Is The Kit lança “Live at The Minack Theatre”
-
Ciência5 dias atrás
Aurélio Alfieri é finalista no Prêmio iBest.