Música
Cantor e compositor Márcio de Camillo apresenta o premiado projeto infantil “Crianceiras” pela primeira vez em Uberlândia
Crédito da foto: Mario Castello
O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana
São Paulo, 29 de abril de 2024 – Chega pela primeira vez em Uberlândia, no próximo dia 15 de maio, o premiado espetáculo Crianceiras, criado pelo renomado cantor, compositor e instrumentista sul-mato-grossense Márcio de Camillo. O projeto, que já encantou mais de meio milhão de crianças em todo o país, combina poesia, música e arte para despertar a imaginação e o amor pela cultura desde a mais tenra idade. O espetáculo, que será apresentado no Teatro Municipal de Uberlândia, é inspirado na obra do poeta Manoel de Barros. A nova turnê do “Crianceiras” tem início na última semana de abril.
A nova turnê terá início em Santa Cruz do Rio Pardo (SP) e seguirá para diversas cidades brasileiras, incluindo Uberlândia, Caxias do Sul, Porto Alegre, Florianópolis e mais. Com uma proposta educativa e artística, “Crianceiras” é uma experiência que vai além do palco, sendo também um aplicativo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importante valor para a cultura brasileira.
Márcio de Camillo é uma figura emblemática da música brasileira, com uma carreira de 28 anos que abrange diversos estilos musicais, desde a guarânia e o chamamé até o folk, o blues e o rock’n’roll. Com quatro álbuns solos lançados e canções gravadas por renomados artistas como Renato Teixeira, Zé Geraldo, Sergio Reis e outros, Márcio é reconhecido não apenas pela sua versatilidade musical, mas também pelo seu compromisso com a valorização da cultura e do meio ambiente.
Além de sua carreira musical, Márcio De Camillo é fundador da Associação de Músicos do Pantanal (AMP), dedicada à divulgação e valorização da cultura do Mato Grosso do Sul, bem como à conscientização ambiental. Residente em São Paulo, Márcio já dividiu o palco com diversos artistas consagrados e continua a encantar o público com sua música e seu compromisso com a arte e a educação.
O projeto Crianceiras: Uma ponte entre a poesia e a educação
O “Crianceiras” nasceu em 2012 em Campo Grande, MS, Brasil, idealizado e realizado por Márcio de Camillo, com o objetivo de apresentar a música como ponte para a poesia de Manoel de Barros e Mário Quintana. Apresentado em diferentes formatos, como CD, aplicativo, capacitação para professores e dois espetáculos em circulação dirigidos por Luiz André Cherubini, o “Crianceiras” é muito mais do que um show, é uma experiência artística.
De maneira lúdica e criativa, o “Crianceiras” transforma a poesia em música, utilizando como base a obra de renomados poetas brasileiros. Com dois CDs já lançados, o primeiro inspirado na obra de Manoel de Barros e o segundo em Mário Quintana, o projeto continua crescendo e em breve trará novidades inspiradas na obra de outros poetas.
Além dos CDs, o projeto também deu origem a um aplicativo com conteúdo educativo disponível para download gratuito na Google Play e App Store. Tanto os CDs quanto o espetáculo e o aplicativo possuem um grande viés educativo e têm sido cada vez mais utilizados por professores e educadores como ferramenta pedagógica para aproximar seus alunos e educandos de obras de importantíssimo valor para a cultura brasileira, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, alinhando-se ao ODS 4 da agenda 2030 da ONU, que promove a educação de qualidade, bem como aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
Com forte apelo educativo, os CDs “Crianceiras” são utilizados nas escolas como material didático, para aproximar as crianças da poesia, de forma lúdica e criativa, alinhando-se aos objetivos da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Por meio do projeto pedagógico “Crianceiras Poesia na Prática”, desenvolvido em parceria com a empresa “Diverte Cultural”, escolas de todo Brasil têm adotado o “Crianceiras” como parte integrante de suas atividades educativas desde 2017.
O sucesso do “Crianceiras” vai além das escolas, sendo apresentado em importantes festivais e congressos nacionais e internacionais. Com mais de 500 apresentações para escolas públicas, privadas e eventos de entretenimento, o projeto já alcançou mais de meio milhão de crianças em todo o Brasil. Sua flexibilidade permite que seja apresentado em diferentes formatos, adequando-se à necessidade do local e do público, focando também na acessibilidade e inclusão.
Devido à sua importância na educação, o projeto “Crianceiras” vem sendo estudado por mestrandos e doutorandos da área da educação no Brasil e em Portugal. Ao instigar o imaginário infantil e despertar o amor pela poesia, o “Crianceiras” valoriza as crianças como seres humanos plenos e capazes de compreender a complexidade da arte desde a mais tenra idade. Além disso, oferece um convite ao público adulto para reviver a inocência da infância, vivenciando um olhar de encantamento para as sutilezas da vida e valorizando as raízes brasileiras e seus criativos poetas.
Depoimento de Haline Nogueira da Silva Domingues, Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (PR)
Título da tese: O Crossover literário na poesia de Manoel de Barros: o aplicativo Crianceiras
“Tive contato com o aplicativo Crianceiras no ano de 2016, quando estava terminando o Mestrado – no qual também estudei a poesia de Manoel de Barros. Na época, atuava como professora da Educação Infantil e resolvi explorar o app em minhas aulas. Foi sucesso. As crianças adoraram e a partir dessa prática em sala de aula desenvolvi meu projeto de Doutorado na UEM – Universidade Estadual de Maringá. Após ser selecionada para realizar os estudos, mergulhei na cultura Crianceiras. Fui até SP conhecer Márcio de Camillo – o qual se tornou meu grande amigo. Conheci também a Bruna Pigler – que participou do desenvolvimento do aplicativo. Assisti ao espetáculo Crianceiras Manoel de Barros e após dias de imersão real nesse mundo do Crianceiras retornei para minha cidade muito mais encantada e cheia de ideias, e a produção da minha tese foi um momento de aprendizado, vivência poética e muita emoção. Diziam que escrever uma tese seria difícil. Posso afirmar que foram os dois anos de pesquisa acadêmica mais profícuos de minha trajetória, pois além de produzir um material de estudo relevante e inovador para outros pesquisadores interessados na linguagem cibercultural e multimodal, também me humanizava dia após dia, enquanto pesquisadora, docente e amante da literatura como já dizia Antonio Candido, ‘a literatura desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante’.
Depoimento de Rosiane Pinto Machado, Doutora em Estudos da Criança – Especialidade Infância, Cultura e Sociedade pela Universidade do Minho (Braga-PT)
Título da tese: O lugar da poesia na infância: Projeto Crianceiras, uma ponte entre Manoel de Barros e o ato estético da linguagem
“Conheci o Espetáculo Cênico Musical Crianceiras com Poesias de Manoel de Barros, em 2013 no encerramento da 12ª Mostra de Cinema, na cidade de Florianópolis (SC). Em meio ao movimento das luzes e cores dos poemas musicados por Márcio De Camillo, surgia ali os primeiros desejos pelo tema poesia, como possibilidade de futura investigação, e um encantamento pelos poemas musicados. No espetáculo ‘Crianceiras poesias de Manoel de Barros’, sob a direção de Luiz André Cherubini, a palavra poética é convidada a passar pelos olhos, pela voz, pela escuta, pelos gestos diversos entrecruzados com outras materialidades, provocando vivências, e produções artísticas qualificadas. O Espetáculo Cênico Musical do Projeto Crianceiras consegue abraçar a criança e a convida para a experiência estética e poética, provocando uma vivência engendrada nas mais diferentes linguagens da arte, e ainda com recursos tecnológicos e midiáticos. Compreendemos ser este espetáculo uma performance de encantamento, uma verdadeira expressão artística de unidade variável, que produz gestos poéticos e canções em um evento singular no acontecimento e plural na multiplicidade de sentidos, tudo vivido ao mesmo tempo. O Espetáculo Cênico Musical Crianceiras é um encontro com esse novo sentir pela/na poesia que resgata a linguagem que brinca, os tesouros poéticos e a canção. O Projeto Crianceiras contribui na/para circulação da produção literária – em destaque a poesia de Manoel de Barros. Oferece a semente da poética, que precisa germinar dentro e fora dos muros da escola. Ao finalizar minha pesquisa sobre o Projeto Crianceiras fui provocada a pensar a escola como travessia para o enriquecimento da experiência estética e poética e ainda pensar no/a professor/a como a voz e a escuta, que busca e abre os caminhos na arte que transforma, e como diz o Poeta, que “desvê o mundo”. O espetáculo Crianceiras poesias de Manoel de Barros faz um chamado, para a infância brincar com os poemas cantados, nessa aproximação, com a riqueza poética e brincante, que o poeta oferece para despertar e ampliar os horizontes da criança pela arte.
Tenho uma imensa gratidão aos participantes da pesquisa em especial Márcio De Camillo, que com muita generosidade presentearam com suas vozes as bases para a produção de minha tese, e seguiram comigo na trajetória de minha pesquisa contribuindo efetivamente para minha formação poética e seguem potencializando a Poesia na formação de muitos/as professores/as e inúmeras crianças.”
Links Crianceiras:
Links Márcio de Camillo:
Música
Geisson Augusto aposta no bom e velho rock and roll na divertida “John”
Cantor criou personagem para anunciar a Palavra de Deus
Depois de apostar numa mistura de folk, indie e country em canções reflexivas acerca da vida e das questões humanas, o cantor Geisson Augusto retorna ao velho e bom rock and roll para fazer o que ele mais ama que é usar a música para levar a mensagem de Deus às pessoas.
Disponível nas plataformas digitais, Geisson apresenta a canção autoral “John”, que, segundo ele, “surgiu na urgência de mostrar qual o verdadeiro caminho, verdade e vida que é Jesus Cristo”.
– “John” é uma história fictícia, mas acredito que retrata a realidade de muitos que estavam perdidos e encontraram Jesus Cristo e também daqueles que se sentem perdidos e precisam de um sentido na vida. O nome JOHN se refere, ao mesmo tempo, a um personagem fictício e ao livro onde a música foi baseada, que é João 14:6 – explica o artista, que lançou o projeto pelo seu selo, Gas Records.
Além de compor, Geisson assina a produção da faixa e buscou referência em bandas como Fruto Sagrado, Resgate e Oficina G3 na construção da sonoridade do projeto.
– Para essa canção, precisava ser algo de impacto e me inspirei nas minhas bandas preferidas. O público pode esperar nesse lançamento por um rock divertido e com uma mensagem direta – destaca.
“John” ainda ganhou um videoclipe dirigido por Rafael Barbosa, que está disponível no canal de Geisson Augusto no YouTube.
– Queríamos mostrar algo que lembrasse a estética dos vídeos de rock dos anos 2000 com aquelas bandas de garagem e com uma qualidade atual. O cenário ficou incrível com uma pegada que lembra os clipes das bandas americanas – detalha.
Geison Augusto garante que tem muitos lançamentos ainda para este ano e a expectativa é enorme.
– Tem muita coisa boa vindo por aí e conto com vocês para juntos espalharmos Jesus Cristo – encerra o cantor, que conseguiu emplacar “John” nas playlists “Templo do Rock” e “Santo Rock”, ambas no Spotify.
Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, nas plataformas digitais:https://onerpm.link/jhon
Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, na playlist “Templo do Rock” do Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWZ0BlvV9acBN?si=a612fde898c244bb
Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, na playlist “Santo Rock” do Spotify: https://open.spotify.com/playlist/68fD7I4PRGkvPYEc6ZegSe?si=934f9ff6f42b4ef7
Assista ao videoclipe de “John”:de Geisson Augusto, no YouTube:
Música
Do hit “Passos Escuros”, Hevo84 lança novo disco após 11 anos
(Foto: Yasmin Santos)
“Livre” é o primeiro disco inédito do grupo em mais de uma década e conta com 11 faixas
Especialmente para quem está naquela ‘sofrência’ de término complicado e lutando para não cair na tentação de voltar, a Hevo84 lança em 13 de junho a nova faixa de trabalho: “Tá Foda Sem Você”, que antecede o lançamento do novo álbum, o “Livre”. A faixa tem composição de Eduardo Ventura e Renne Fernandes, vocalista da banda e responsável pelos sucessos “Passos Escuros”, “Minha Pira”, além de outros hits nas vozes de Maiara e Maraisa, Israel e Rodolfo e mais.
Entrando com tudo na nova era, o novo álbum de um dos maiores nomes do Emo e pop/rock nacional já conta com alguns lançamentos, como o single homônimo que teve um clipe gravado ao vivo na Jai Club. Além disto, o novo trabalho da Hevo84 atravessa as histórias de amor moderno e coloca em foco em dilemas que todo jovem passa. A nova música de trabalho fala exatamente sobre a luta pós-término, em especial, se for um relacionamento abusivo.
“Foi uma das músicas do álbum que mais senti dificuldade para escrever, pois já vivi na pele essa situação e essas confusões de sentimento. Então, foi uma tarefa complicada, afinal, superar é uma tarefa muito difícil”, contou Renne.
Livre
Composto de 11 faixas, o próximo trabalho da Hevo84 tem duas faixas lançadas. Com a nova, uma parte da história que está sendo contada ganhou o mundo, montando parte do quebra-cabeça que é um álbum. O projeto, além de falar sobre amor e desilusões, com muito pop rock, eletrônico e mais ritmos, contando com a influência e inspiração de nomes como Paramore, Linkin Park, Modsun, também abordará dilemas do universo e cotidiano que todo mundo pode, e vai, se identificar, além de faixas motivacionais que ajudará todos a atravessarem momentos difíceis.
“O álbum traz a ideia de se libertar através de suas letras, das crenças limitantes, patrões da sociedade, relacionamentos tóxicos, sobre se libertar das prisões da nossa mente”, contou.
Com um Gavião Real na capa, popularmente conhecido como Harpia, derivado de seu nome científico, simbolizando essa nova era da banda, o vocalista revela que existe um forte significado por trás da escolha:
“A harpia, uma águia do Brasil, foi a ave escolhida para representar essa força de transformação, os cacos da capa simbolizam a jaula destruída que fica para trás, trazendo a liberdade para aqueles que enfrentaram seus medos e vão atrás dos seus sonhos.”, finalizou.
Após o lançamento do álbum, que conta com o hit “Nada de Nós Dois”, a banda inicia a “Livre Tour”, em várias cidades do Brasil, entre julho e setembro, além de um álbum ao vivo e novos feats animadores.
Música
Lumen Craft apresenta videoclipe do single “Colors Grow”, que integra o seu álbum de estreia Dead Pixel
O registro visual completa o lançamento do primeiro disco da dupla indie de música eletrônica
Como uma celebração à dança e a tecnologia, o videoclipe de “Colors Grow” dá uma camada extra de profundidade ao álbum Dead Pixel – projeto musical que marca o primeiro disco de estúdio do duo Lumen Craft. O lançamento foi apresentado no início de maio e, agora, é embalado pelo videoclipe, que combina a performance encantadora da bailarina Rafaela Sahyoun com os efeitos visuais inovadores criados no TouchDesigner, por Carol Costa. Assista aqui.
Dirigido por John C. S. Evans, o videoclipe combina a técnica refinada de Rafaela Sahyoun com efeitos visuais dinâmicos que trazem movimento e cor para cada cena. O diretor de fotografia, Renato Costa, capturou cada momento com uma sensibilidade única, adicionando uma camada extra de profundidade ao projeto. Carol Costa introduziu o uso do TouchDesigner para criar efeitos visuais que interagem com os movimentos de Rafaela. Os efeitos acrescentam uma dimensão ao clipe, que somam à performance cativante e cheia de emoção da bailarina, tornando sua dança o coração do clipe.
O tom inovador e experimental do disco Dead Pixel reafirma o toque humano que os artistas paulistanos replicam na música eletrônica, com o uso de sintetizadores e vocais ao vivo. Formado por Odaya e Ceah Pagotto, a dupla trilha um caminho bastante singular na cena indie alternativa de São Paulo. Nos shows, o Lumen Craft traz instalações visuais interativas, concebidas pelos próprios artistas, fazendo jus ao nome da dupla. O seu trabalho sonoro e visual recobre a realidade com um brilho delicado e envolvente, cuja energia ressoa pelos espaços, levando o público a desbravar paisagens sinestésicas, exuberantes e oníricas.
Assista ao videoclipe de Colors Grow aqui
FICHA TÉCNICA:
Bailarina: Rafaela Sahyoun
Direção: John C. S. Evans
Direção de Fotografia: Renato Costa
Edição: John C. S. Evans e Carol Costa
Produção: John C. S. Evans
FX: Carol Costa
Cor: Germano Strazzi
Figurino: Tela Studio
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