Conecte-se Conosco

Música

AFROPUNK Brasil anuncia line-up da quarta edição com nomes como Jorge Aragão, Planet Hemp, Duquesa, Leo Santana e Fat Family

Publicado

em

  • Marcado para os dias 09 e 10 de novembro, em Salvador, o evento ainda confirma Timbalada, Ebony, Silvanno Salles e várias outras atrações
  • Os ingressos já estão disponíveis e em breve mais nomes serão anunciados

Há 20 anos, o movimento AFROPUNK vai além da música, se tornando símbolo de encontros, autenticidade e celebração da cultura afro-diaspórica. A sua estreia no Brasil aconteceu em Salvador, cidade mais negra do mundo fora da África, com a primeira edição presencial em 2021. Agora, em 2024, em sua quarta edição, o AFROPUNK Brasil apresenta um line-up exclusivo da música mundial e nacional, nos dias 9 e 10 de novembro, no Parque de Exposições de Salvador. O festival tem intrínseco à sua curadoria a representatividade e as junções geracionais, e revela os primeiros shows de sua programação: o sambista Jorge Aragão; as principais vozes do rap nacional feminino Duquesa e Ebony; o cearense Mateus Fazeno Rock; os aclamados (e atemporais) grupos Planet Hemp, Timbalada e Fat Family – o trio estreia no festival com um show especial cantando Tim Maia –; o rei do arrocha, Silvanno Salles; um show da banda Ilê Aiyê convidando Virginia Rodrigues, Irmãs de Pau e Evylin; o gigante dos hits, Leo Santana; e, por fim, a aposta da nova geração Melly e a conterrânea soteropolitana Larissa Luz. Os ingressos já estão disponíveis pela plataforma Sympla (acesse aqui). Em breve, mais novidades sobre a programação serão anunciadas.

Em solo brasileiro, o AFROPUNK prepara uma série de ações para ativações da plataforma cultural em todo o país – como parte do seu compromisso em manter diálogos e uma construção contínua com toda a comunidade brasileira. Tal movimento acontece com a chegada do patrocinador master, Banco do Brasil: “Como até o nome indica, esta marca é do povo brasileiro, com todas nossas particularidades e diferenças. Este apoio chega para reafirmar um discurso que já temos evocado há anos, de que o festival é mais que um evento de música, e sim um encontro de pessoas”, pontua Ana Amélia Nunes, diretora de comunicação da IDW Entretenimento – agência full service do AFROPUNK no país.

A trilha sonora do segundo final de semana de novembro é guiada por uma mistura autêntica e orgânica. O primeiro dia do AFROPUNK Brasil, 9 de novembro (sábado), será comandado pelo sambista Jorge Aragão (que em 2024 celebra seus 75 anos), um dos primeiros representantes de sua geração; terá a presença de Duquesa (recém-indicada ao BET Awards 2024, um dos prêmios mais importantes da música mundial, na categoria “Melhor Novo Artista Internacional”); o show o cantor, compositor e percussionista Leo Santana; o som ‘pé na porta’ do Planet Hemp; a apresentação da baiana Melly; e conta ainda com a banda Ilê Aiyê convidando Virginia Rodrigues, Irmãs de Pau e Evylin. Já no domingo (10 de novembro), a trilha fica por conta de da rapper carioca Ebony, enaltecem o corre das mulheres no rap; junto do ‘roqueiro de favela’ Mateus Fazeno Rock e o ‘rei do arrocha’ Silvanno Salles, que mostram a multiplicidade de gêneros musicais que o evento reúne; além dos shows dos grupos Timbalada e Fat Family cantando Tim Maia; e a apresentação da soteropolitana conterrânea do evento, Larissa Luz.

Se tornando um dos festivais mais aguardados do calendário nacional, em 2023, o festival movimentou cerca de R$ 19 milhões na economia de Salvador, contemplando majoritariamente empreendedores negros – além de reunir um público de 50 mil pessoas. Na televisão, o programa especial transmitido pela TV GLOBO registrou um aumento de 60% na audiência (em comparação ao ano anterior), com alcance de 19 milhões de espectadores. Agora, esta história é amplificada com uma edição mais prestigiada, garantida pela parceria com a emissora novamente responsável pela transmissão ao vivo. 

Realizado pela IDW, o AFROPUNK mantém seu compromisso em ser um festival nacional acessível. Os ingressos, já disponíveis pela Sympla, custam entre R$75 e R$150, para o setor de Arena, e entre R$180 e R$360, para o Lounge. O festival tem, ainda, a modalidade de ingresso social (com a entrega de 1kg de alimento não perecível, para cada dia adquirido do festival), que custa entre R$90, para Arena, e R$216,00, para o Lounge. Assim como nos anos anteriores, o público poderá conferir os shows em dois palcos posicionados lado a lado, o Agô e o Gira, e para além da programação musical, o festival prepara ainda uma degustação de culinária baiana, interação com as ativações das marcas parceiras e um momento de glamour para os que passaram pelo Black Carpet. 

Patrocinador master do AFROPUNK Brasil 2024, o Banco do Brasil (BB) apresenta a edição e os clientes BB seguirão com desconto de 20% pelo resto do período de vendas em todos os setores, com exceção do passaporte (tipo de ingresso que dá acesso aos dois dias de festival) nas categorias meia e meia social. A união entre a instituição financeira e a plataforma está alinhada com os valores e objetivos das duas marcas, celebrando a brasilidade e a diversidade da cultura brasileira, característica de suas atuações.

Confira o line-up anunciado até agora para o AFROPUNK Brasil 2024:

9 de novembro (sábado)

Jorge Aragão 

Leo Santana

Planet Hemp 

Duquesa

Melly

Ilê Aiyê convida Virginia Rodrigues

Irmãs de Pau e Evylin

10 de novembro (domingo)

Ebony

Mateus Fazeno Rock 

Silvanno Salles

Timbalada

Fat Family canta Tim Maia

Larissa Luz 

  • SERVIÇO
  • Festival AFROPUNK Brasil
  • Data: 9 e 10 de novembro de 2024
  • Local: Parque de Exposições de Salvador
  • Classificação: 14 anos
  • Link de Vendas: https://www.sympla.com.br/afropunk  
  • Tipo de Ingresso:
  •       ARENA (um espaço amplo com frente do palco garantida, local reservado para PCD e ativações de marcas)
  •       LOUNGE (estrutura de acomodação própria, com serviços ampliados, acesso à frente do palco Gira, espaço para PCD e ativações de marcas)
  • Ingressos (clientes BB têm 20% de desconto em todos os setores, exceto o passaporte – acesso ao dois dias – nas categorias meia e meia social):
  •       ARENA – R$75 (1º lote): Meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas trans, PCD e professores
  •       ARENA – R$90 (1º lote): Ingresso social (mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, para cada dia adquirido do festival)
  •       ARENA – R$150 (1º lote): Inteira
  •  
  •       LOUNGE – R$180,00 (1º lote): Meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas trans, PCD e professores
  •       LOUNGE – R$216,00 (1º lote): Ingresso social (mediante a entrega de 1kg de alimento não perecível, para cada dia adquirido do festival)
  •       LOUNGE – R$360,00 (1º lote): Inteira

SOBRE A IDW

A IDW é uma empresa criativa de negócios focada em conteúdo e entretenimento. Atua também na produção de projetos especiais de conteúdo para grandes marcas, priorizando conexões, verdade, diversidade, trazendo resultados diferenciados, pautados em consistência e propósito. É a agência, por exemplo, responsável pela curadoria e produção da única edição do Club Renaissance na América Latina, que tornou possível a presença de Beyoncé, em dezembro de 2023, em Salvador. 

Continue lendo

Música

Geisson Augusto aposta no bom e velho rock and roll na divertida “John”

Publicado

em

De

Cantor criou personagem para anunciar a Palavra de Deus

Depois de apostar numa mistura de folk, indie e country em canções reflexivas acerca da vida e das questões humanas, o cantor Geisson Augusto retorna ao velho e bom rock and roll para fazer o que ele mais ama que é usar a música para levar a mensagem de Deus às pessoas.

Disponível nas plataformas digitais, Geisson apresenta a canção autoral “John”, que, segundo ele, “surgiu na urgência de mostrar qual o verdadeiro caminho, verdade e vida que é Jesus Cristo”.

– “John” é uma história fictícia, mas acredito que retrata a realidade de muitos que estavam perdidos e encontraram Jesus Cristo e também daqueles que se sentem perdidos e precisam de um sentido na vida. O nome JOHN se refere, ao mesmo tempo, a um personagem fictício e ao livro onde a música foi baseada, que é João 14:6 – explica o artista, que lançou o projeto pelo seu selo, Gas Records.

Além de compor, Geisson assina a produção da faixa e buscou referência em bandas como Fruto Sagrado, Resgate e Oficina G3 na construção da sonoridade do projeto.

– Para essa canção, precisava ser algo de impacto e me inspirei nas minhas bandas preferidas. O público pode esperar nesse lançamento por um rock divertido e com uma mensagem direta – destaca.

“John” ainda ganhou um videoclipe dirigido por Rafael Barbosa, que está disponível no canal de Geisson Augusto no YouTube.

– Queríamos mostrar algo que lembrasse a estética dos vídeos de rock dos anos 2000 com aquelas bandas de garagem e com uma qualidade atual. O cenário ficou incrível com uma pegada que lembra os clipes das bandas americanas – detalha.

Geison Augusto garante que tem muitos lançamentos ainda para este ano e a expectativa é enorme.

– Tem muita coisa boa vindo por aí e conto com vocês para juntos espalharmos Jesus Cristo – encerra o cantor, que conseguiu emplacar “John” nas playlists “Templo do Rock” e “Santo Rock”, ambas no Spotify.

Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, nas plataformas digitais:https://onerpm.link/jhon

Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, na playlist “Templo do Rock” do Spotify: https://open.spotify.com/playlist/37i9dQZF1DWZ0BlvV9acBN?si=a612fde898c244bb

Ouça o single “John”, de Geisson Augusto, na playlist “Santo Rock” do Spotify: https://open.spotify.com/playlist/68fD7I4PRGkvPYEc6ZegSe?si=934f9ff6f42b4ef7

Assista ao videoclipe de “John”:de Geisson Augusto, no YouTube:

https://www.youtube.com/watch?v=9nl4u-fJoUQ

Continue lendo

Música

Do hit “Passos Escuros”, Hevo84 lança novo disco após 11 anos

Publicado

em

De

(Foto: Yasmin Santos)

“Livre” é o primeiro disco inédito do grupo em mais de uma década e conta com 11 faixas

Especialmente para quem está naquela ‘sofrência’ de término complicado e lutando para não cair na tentação de voltar, a Hevo84 lança em 13 de junho a nova faixa de trabalho: “Tá Foda Sem Você”, que antecede o lançamento do novo álbum, o “Livre”.  A faixa tem composição de Eduardo Ventura e Renne Fernandes, vocalista da banda e responsável pelos sucessos “Passos Escuros”, “Minha Pira”, além de outros hits nas vozes de Maiara e Maraisa, Israel e Rodolfo e mais.

Entrando com tudo na nova era, o novo álbum de um dos maiores nomes do Emo e pop/rock nacional já conta com alguns lançamentos, como o single homônimo que teve um clipe gravado ao vivo na Jai Club.  Além disto, o novo trabalho da Hevo84 atravessa as histórias de amor moderno e coloca em foco em dilemas que todo jovem passa. A nova música de trabalho fala exatamente sobre a luta pós-término, em especial, se for um relacionamento abusivo.

“Foi uma das músicas do álbum que mais senti dificuldade para escrever, pois já vivi na pele essa situação e essas confusões de sentimento. Então, foi uma tarefa complicada, afinal, superar é uma tarefa muito difícil”, contou Renne.

Livre

Composto de 11 faixas, o próximo trabalho da Hevo84 tem duas faixas lançadas. Com a nova, uma parte da história que está sendo contada ganhou o mundo, montando parte do quebra-cabeça que é um álbum. O projeto, além de falar sobre amor e desilusões, com muito pop rock, eletrônico e mais ritmos, contando com a influência e inspiração de nomes como Paramore, Linkin Park, Modsun, também abordará dilemas do universo e cotidiano que todo mundo pode, e vai, se identificar, além de faixas motivacionais que ajudará todos a atravessarem momentos difíceis.

“O álbum traz a ideia de se libertar através de suas letras, das crenças limitantes, patrões da sociedade, relacionamentos tóxicos, sobre se libertar das prisões da nossa mente”, contou.

Com um Gavião Real na capa, popularmente conhecido como Harpia, derivado de seu nome científico, simbolizando essa nova era da banda, o vocalista revela que existe um forte significado por trás da escolha:

“A harpia, uma águia do Brasil, foi a ave escolhida para representar essa força de transformação, os cacos da capa simbolizam a jaula destruída que fica para trás, trazendo a liberdade para aqueles que enfrentaram seus medos e vão atrás dos seus sonhos.”, finalizou.

Após o lançamento do álbum, que conta com o hit “Nada de Nós Dois”,  a banda inicia a “Livre Tour”, em várias cidades do Brasil, entre julho e setembro, além de um álbum ao vivo e novos feats animadores.

Continue lendo

Música

Lumen Craft apresenta videoclipe do single “Colors Grow”, que integra o seu álbum de estreia Dead Pixel

Publicado

em

De

O registro visual completa o lançamento do primeiro disco da dupla indie de música eletrônica

[assista aqui]

Como uma celebração à dança e a tecnologia, o videoclipe de “Colors Grow” dá uma camada extra de profundidade ao álbum Dead Pixel – projeto musical que marca o primeiro disco de estúdio do duo Lumen Craft. O lançamento foi apresentado no início de maio e, agora, é embalado pelo videoclipe, que combina a performance encantadora da bailarina Rafaela Sahyoun com os efeitos visuais inovadores criados no TouchDesigner, por Carol Costa. Assista aqui

Dirigido por John C. S. Evans, o videoclipe combina a técnica refinada de Rafaela Sahyoun com efeitos visuais dinâmicos que trazem movimento e cor para cada cena. O diretor de fotografia, Renato Costa, capturou cada momento com uma sensibilidade única, adicionando uma camada extra de profundidade ao projeto. Carol Costa introduziu o uso do TouchDesigner para criar efeitos visuais que interagem com os movimentos de Rafaela. Os efeitos acrescentam uma dimensão ao clipe, que somam à performance cativante  e cheia de emoção da bailarina, tornando sua dança o coração do clipe. 

O tom inovador e experimental do disco Dead Pixel reafirma o toque humano que os artistas paulistanos replicam na música eletrônica, com o uso de sintetizadores e vocais ao vivo. Formado por Odaya e Ceah Pagotto, a dupla trilha um caminho bastante singular na cena indie alternativa de São Paulo. Nos shows, o Lumen Craft traz instalações visuais interativas, concebidas pelos próprios artistas, fazendo jus ao nome da dupla. O seu trabalho sonoro e visual recobre a realidade com um brilho delicado e envolvente, cuja energia ressoa pelos espaços, levando o público a desbravar paisagens sinestésicas, exuberantes e oníricas. 

Assista ao videoclipe de Colors Grow aqui 

FICHA TÉCNICA:

Bailarina: Rafaela Sahyoun

Direção: John C. S. Evans

Direção de Fotografia: Renato Costa

Edição: John C. S. Evans e Carol Costa

Produção: John C. S. Evans

FX: Carol Costa

Cor: Germano Strazzi

Figurino: Tela Studio

Continue lendo

Destaque