Cultura
Com direção de Duda Maia, Natasha Jascalevich reúne teatro, dança, música e circo contemporâneo no espetáculo Faminta
Contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, solo estreia em 1º de junho na Sala Multiuso do Sesc Copacabana
Cineasta, atriz e contorcionista, Natasha Jascalevich faz sua estreia como autora teatral em seu primeiro solo: “Faminta”. Com direção de Duda Maia, o espetáculo parte da ligação entre a gula e a luxúria para relatar histórias de uma mulher que anseia por novas experiências, descobertas e prazeres. Contemplado pelo Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, a peça estreia em 1º de junho na Sala Multiuso do Sesc Copacabana, onde ficará em cartaz de quinta a domingo, às 19h, até 23 de junho.
Idealizadora da peça, Natasha Jascalevich alimentava há alguns anos o desejo de abordar no teatro a questão do prazer através da comida. Em 2020, veio a pandemia e o projeto foi interrompido – mas a ideia ganhou um desdobramento audiovisual quando Natasha escreveu e dirigiu o premiado curta-metragem “O Peixe” (2021), em que uma mulher tem uma noite de amor com o animal que dá nome ao filme. O roteiro foi inspirado numa lenda japonesa do século IV. O conto está no livro que lhe foi apresentado pela diretora Duda Maia, “Afrodite”, de Isabel Allende, com histórias em que sabor e paladar da comida são associados à sexualidade.
O solo “Faminta” passeia por múltiplas linguagens: teatro, dança, música e circo contemporâneo – sendo este último uma parte importante na trajetória de Natasha. Formada em contorcionismo e acrobacia aérea pela Escola Nacional de Circo, a artista explora essas habilidades em cena, dando ao texto contornos ainda mais oníricos. O cenário criado por Miti também colabora para imprimir o tom fantástico da narrativa. Um enorme plástico vermelho se desdobra em diferentes formatos e tamanhos, revelando e escondendo a atriz em cena.
Em cena, histórias independentes têm em comum uma mulher guiada pela gula e a luxúria: em uma delas, uma mulher se apaixona por um açougueiro, que a trata com amor e violência e se transforma num porco no decorrer da relação; em outra, a personagem tem uma noite de amor com um peixe, sendo um desdobrando do curta-metragem para o teatro. “As histórias não se conversam, mas todas partem desse universo da comida e do prazer”, diz Natasha.
Para Duda Maia, dirigir “Faminta” é ter a possibilidade de homenagear a grandeza feminina. “É poder falar intensamente sobre prazer, denúncia e liberdade de forma lúdica e poética. É uma crítica performática que pretende provocar reflexões sobre uma sociedade essencialmente machista que precisa ser diariamente alertada e repensada”.
Natasha Jascalevich (idealizadora, autora e atriz)
Artista desde os 10 anos de idade, iniciou sua carreira no circo. Em 2014, se formou em contorcionismo e acrobacia aérea pela Escola Nacional de Circo. Durante sua formação, fez parte do grupo “Nós do Morro” e desenvolveu técnicas de dança na Faculdade Angel Vianna. Nos últimos anos, atuou em mais de 14 espetáculos de teatro e teatro musical, entre eles: “Lazarus” (dirigido por Felipe Hirsch), “Gabriela, um musical” (direção de João Falcão), “O Frenético Dancin Days” (direção de Deborah Colker) e “Mundaréu de Mim” (dirigido por Duda Maia).
No audiovisual, como atriz, participou de novelas “Amor de Mãe”, dos filmes “Deslembro” e “O Homem de Ouro”, das séries “Todas as Mulheres do Mundo”, “Suíte Magnólia”, “Desnude”. Em 2021, dirigiu seu primeiro curta-metragem, chamado “O Peixe”, que foi selecionado e premiado em diversos festivais nacionais e internacionais. De lá pra cá, dirigiu mais três projetos audiovisuais: “Amor Maré”, de Mari Jasca; “Esse seu Jeito”; de Lucas Félix e “Descascar Caranguejo”; de Gabriel e Julie. Atualmente, a artista é conhecida pela sua faceta multidisciplinar, mesclando técnicas de circo, dança, teatro, canto e audiovisual.
Duda Maia (diretora)
Formada na Escola de Dança Angel Vianna. Diretora de “AUÊ” com a Barca dos Corações Partidos e produzido pela Sarau Agência de Cultura Brasileira. Com esse espetáculo ganhou os Prêmios Cesgranrio e Shell de Melhor Direção. Também com a Barca dos Corações Partidos, dirigiu “Jacksons do Pandeiro”, musical inspirado em Jackson do Pandeiro com a companhia A Barca dos Corações Partidos. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Cesgranrio e Bibi Ferreira, inclusive nas categorias Melhor Espetáculo e Direção.
É diretora da premiada Trilogia musical infantojuvenil com os espetáculos “A Gaiola”, “Contos Partidos de Amor” e “Vamos Comprar Um Poeta”. É diretora do musical infantil “Zaquim”. Diretora da peça infantojuvenil “Manoel”, espetáculo inspirado no universo do autor Manoel de Barros, pelo qual ganhou o Prêmio CBTIJ de Melhor Preparação Corporal.
Dirigiu o espetáculo “O Tempo Não Dá Tempo” – um híbrido de teatro, dança e multimídia em homenagem aos 90 anos de Angel Vianna. Pela direção do musical “ELZA”, ganhou os prêmios Cesgranrio, Reverência, Botequim Cultural, Brasil Musical, Bibi Ferreira e DID de Melhor Direção. Dirigiu o projeto “Viramundo”, com Balé do TCA – Teatro Castro Alves, em homenagem aos 80 anos de Gilberto Gil. Diretora de “Mundaréu de Mim”, musical escrito por Vitor Rocha e produzido pelo IBT- Instituto Brasileiro de Teatro, que foi apresentado no Parque da Água Branca, em São Paulo, ao ar livre e gratuitamente para um público de 3 mil pessoas. Por este espetáculo foi indicada para Destaque de direção, no Prêmio DID. Atualmente está dirigindo os alunos e alunas da ENCLO – Escola Nacional de Circo Luiz Olimecha.
FICHA TÉCNICA
Texto e atuação: Natasha Jascalevich
Direção: Duda Maia
Direção assistente: Juliana Medella
Direção musical e trilha sonora original: Azullllllll
Cenário e figurino: Miti
Luz: Daniela Sanchez
Programação visual: Patricia Clarkson
Assessoria de imprensa: Paula Catunda e Catharina Rocha
Direção de produção: Aliny Ulbricht e Raissa Imani (Kawaida Cultural)
Idealização: Natasha Jascalevich
SERVIÇO
Espetáculo: “Faminta” Temporada: de 1º a 23 de junho de 2024 Local: Sesc Copacabana – Sala Multiuso. Dias e horário: De quinta a domingo, às 19h. Ingressos: R$ 7,50 (associados do Sesc) |R$ 15,00 (meia entrada) R$ 30,00 (inteira) Endereço: Rua Domingos Ferreira, 160 – Copacabana Informações: (21) 2547 0156 Horários da bilheteria: De terça a sexta-feira, das 9h às 20h. Sábado e domingo, das 14h às 20h. Classificação: 14 anos. Duração: 50 min. Capacidade: 45 lugares |
Ciência
Aurélio Alfieri é finalista no Prêmio iBest.
Professor de educação física, que tem aluna de 102 anos, promove exercícios em casa,
Com mais de seis milhões de seguidores nas redes sociais, o professor de educação física Aurélio Alfieri está entre os TOP 3 da categoria Fitness e Wellness do Prêmio iBest pelo voto popular. Campeão de resultados saudáveis com o público 50+, tem alunas de até 102 anos e desenvolve um programa de exercícios voltados para a inclusão. Atividades podem ser praticadas em casa em qualquer posição, sem equipamentos, sentado ou em pé e sem necessidade de calçados especiais, como o próprio Aurélio faz. Entre os cases de sucesso estão pessoas que mal conseguiam se movimentar e agora têm boa mobilidade e, principalmente, mais qualidade de vida.
O resultado de tanta dedicação e estudos, além do reconhecimento dos alunos que o indicaram ao prêmio, é ser o primeiro influenciador com um biotipo “magro” a concorrer nessa categoria. “A estética está mudando para saúde e qualidade de vida. Ainda há muitos que buscam o perfil idealizado pela maioria, mas vejo um crescimento no público que valoriza a saúde acima de tudo. A estética se torna uma consequência, não um objetivo que põe a saúde em risco. Esse reconhecimento prova que o exercício para saúde e qualidade de vida está ganhando espaço, e é uma conquista ver um perfil mais focado na saúde entre os influenciadores”, celebra Aurélio, especialista em Psicologia Corporal.
O professor Aurélio criou um app gratuito que ajuda os longevos no seu condicionamento físico e o Saúde Diária, com integração ativa com suas alunas. É também autor do “Manual prático para ser jovem por mais tempo – a roda da juventude” (editora Appris), onde os leitores podem fazer anotações e acessar QR codes que direcionam a vídeos de exercícios onde ele explica com riqueza de detalhes como executá-los. O profissional de educação física dá aulas ao vivo todos os dias às 8h06, com média de três mil alunas, somando o Youtube e o Instagram, que se chama: A Hora do Exercício.
Sobre o iBest: Desde sua primeira edição, em 1996, o Prêmio iBest é referência no reconhecimento do melhor em profissões diversas na internet do país. Destinado aos influenciadores, profissionais e empresas do mercado digital, os ganhadores recebem um selo de certificação outorgado não somente pelo iBest, mas principalmente por todo o mercado. A fase final será exclusivamente por votação popular e o público será responsável pela escolha dos vencedores.
A votação vai até 8 de dezembro em
https://app.premioibest.com/votacao/fitness.
Redes sociais
https://www.instagram.com/aurelioalfieri?igsh=MWNtaXIyNmM3cTBjNg==
Cultura
“Matheus Ceará – Meta A Mão Que O Dedo É Pouco” tem um lado do Matheus Ceará que você só vai ver nos palcos!
O show “Meta a Mão que o Dedo é Pouco” é o humorista Matheus Ceará em sua melhor forma: como o contador de piadas desbocado, sem as amarras do papel que o tornou famoso na TV, livre para contar suas histórias das maneiras mais hilárias.
Se você aprendeu a gostar do Matheus Ceará naquele banco de praça, vai amar seu novo espetáculo!
Bilheteria física: segunda a segunda das 14h às 20h
Aceita todos os cartões de débito e crédito. Não aceita cheque e nem Pix.
Maiores informações, por favor, entrar em contato no e-mail: tclaranunes@gmail.com
Ou no telefone 21. 2274-9696
CAPACIDADE DO TEATRO: 743 cadeiras e sete espaços para cadeirantes
Obs: Sujeito a lotação e após o início do espetáculo o assento é livre.
Acompanhe nossa programação no Instagram @tclaranunes
Vendas – https://bileto.sympla.com.br/event/93570?share_id=1-copiarlink
DESCONTOS: (Válidos para compras na bilheteria do teatro, site/app Sympla e caixa de autoatendimento):
*MEIA-ENTRADA: CONFIRA AS REGRAS DA LEI DE MEIA ENTRADA – https://bileto.sympla.com.br/meia-entrada/
É NECESSÁRIO APRESENTAR DOCUMENTO QUE COMPROVE O DIREITO AO DESCONTO NA ENTRADA DO ESPETÁCULO.
Consulte também: https://www.documentodoestudante.com.br
Cultura
Painel de conversas e performances artísticas encerram exposição “Vasos Condutores do Tempo”
(créditos: Alessandra & Frederico – A&F Art Films)
Exposição está instalada no Espaço Portinho, na Praça Mauá, até o próximo dia 28
Nesta quinta, dia 13, às 11h, a artista visual Ana Coutinho promove painel de conversa com a vice-presidente executiva e superintendente geral da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite, sobre “Registros do Tempo” tema que ambas exploram na arte e na música com mediação da produtora de conteúdo do Prêmio Pipa, Alexia Carpilovsky. O evento acontece no Espaço Portinho, na Praça Mauá, onde está instalada a exposição “Vasos Condutores do Tempo”.
A programação ainda conta com Performance de movimento com Carol Mariotto e Bela Pedrosa. bailarinas contemporâneas, amigas, mães e apaixonadas pelo corpo e todas as suas possibilidades. Inspiradas pela obra da artista Ana Coutinho, elas sugerem uma interpretação sobre o tempo e sua fluidez, através da dança, no dia 15, às 12h.
O encerramento está marcado para o próximo dia 28, das 16 às 21h, com performances artísticas e Djs convidados.
A instalação de Ana Coutinho explora o mapeamento do tempo através da materialização de novas formas, por meio da entrada da luz e ainda tem sua experiência amplificada com a ocupação de diferentes obras em tela e tecido pelo galpão. A obra chegou ao centro da capital carioca como um convite ao espectador para se sentir parte da exposição, observando a fragilidade de cada pincelada sobre a própria pele, ao passo que a claridade reflete as pinturas nos vitrais.
“O conceito por trás deste projeto é que ao longo do dia a arte crie reflexos e projeções diferentes dentro do espaço expositivo, proporcionando uma experiência única de acordo com o horário de visitação”, explica Ana. Unindo a arte de cada pincelada com o ambiente e tempo, a instalação promove uma exploração de novas superfícies em contraste com a luz do sol. A proposta é que, assim, a abstração ganhe novas projeções e significados. A artista recomenda o uso de roupas claras e leves, para uma melhor experiência visual.
(créditos: Alessandra & Frederico – A&F Art Films)
SOBRE ANA COUTINHO
Ana Coutinho é Artista Visual e Designer graduada em Comunicação Visual pela PUC – Rio e mestra em Artes e Design pela Universidade Central Saint Martins em Londres, além de diversos cursos de especialização no campo das artes visuais em instituições como o Parque Lage, Instituto Tomie Ohtake, Escola de Belas Artes – SP, School of Visual Arts – NY entre outros. Recentemente iniciou sua carreira internacional participando da exposição Signs Point to Yes, na Galeria Amarelo em Lisboa e da exposição Reimagined Realities, na Galeria Arteria em Barcelona. Em 2023 também participou de uma residência artística em Barcelona, e a convite do Instituto das Artistas Latinas fez parte do time de mulheres do seu Stand Institucional na Art Rio onde mostrou seus trabalhos da sua atual pesquisa. Ao longo dos anos de produção artística, transitou por diferentes segmentos da arte, moda e design, morando durante 8 anos nas principais capitais mundiais (SP, NY e Londres) e construindo múltiplos repertórios visuais. Na moda trabalhou como print designer para o estilista Alexander McQueen em Londres e Donna Karan e Calvin Klein em NY, além de marcas brasileiras. Desde o início de 2020 voltou a morar no Rio de Janeiro, sua cidade natal, e hoje se dedica exclusivamente às artes visuais.
PROGRAMAÇÃO
11/06 (terça-feira) – 11h | Painel de conversa entre a artista visual Ana Coutinho e a Superintendente Geral da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite, sobre “Registros do Tempo” tema que ambas exploram na arte e na música com mediação da produtora de conteúdo do Prêmio Pipa, Alexia Carpilovsky.
Em 2025, a OSB, faz 85 anos e será lançado um livro contando os 85 anos de história da orquestra considerando o tempo espiralar como fio condutor e não a ordem cronológica dos eventos.
15/06 (sábado) – 12h | Performance de movimento com Carol Mariotto e Bela Pedrosa. Bailarinas contemporâneas, amigas, mães e apaixonadas pelo corpo e todas as suas possibilidades. Inspiradas pela obra da artista Ana Coutinho, elas sugerem uma interpretação sobre o tempo e sua fluidez, através da dança.
28/06 (sexta-feira) – 16h às 21h I Finissage com performances artísticas e Djs convidados.
SERVIÇO
“Vasos Condutores do Tempo” – Espaço Portinho, Rio de Janeiro
Data: Entre os dias 23 de maio e 14 de junho de 2024
Horário: De segunda a sábado, das 10h30 às 14h
Local: Espaço Portinho – 3º Andar
Endereço: Avenida Rodrigues Alves, 135 – 3º andar.
Acesso: Estacionamento Estapar – Av. Rodrigues Alves, 173.
VLT – Estação Museus.
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Aurélio Alfieri é finalista no Prêmio iBest.