negocios
Gerdau e SENAI-SP formalizam parceria educacional baseada no conceito de economia circular
Iniciativa ocorre em 61 cidades paulistas e atinge cerca de meio milhão de jovens no estado de São Paulo
Uma iniciativa focada em sustentabilidade e desenvolvida entre a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e o SENAI-SP, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo, um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina, está impactando diretamente meio milhão de jovens no estado de São Paulo, anualmente. O evento, que marca a formalização da parceria e divulgação do projeto, aconteceu no dia 29 de janeiro, no SENAI Mario Amato, em São Bernardo do Campo, das 10h às 12h, e tem por objetivo reforçar o funcionamento do programa, que está sendo desenvolvido em 61 cidades paulistas.
Durante o evento, que contará com a participação de representantes da companhia e da instituição, haverá uma visita às aulas práticas vinculadas ao projeto, além de uma cerimônia de comemoração da parceria entre as organizações.
Na iniciativa, a Comercial Gerdau, distribuidora própria dos produtos Gerdau, fornece parte do aço utilizado nas aulas práticas do SENAI-SP e, posteriormente, a instituição coleta as sucatas metálicas ferrosas geradas nos processos educacionais. O insumo retorna como matéria-prima para um novo ciclo de produção de aço nas unidades industriais da Gerdau. A estimativa é ter um volume de 600 toneladas por ano de geração de sucata metálica ferrosa. A parceria tem o princípio de incentivar o cuidado com o ciclo de vida dos resíduos e gerar impactos em sustentabilidade.
“É um orgulho para a Gerdau fazer parte dessa iniciativa de educação alinhada ao conceito de economia circular, que reforça o compromisso com a criação de soluções sustentáveis e transformadoras para os nossos negócios e todo o ecossistema em que estamos presentes. Desde sua fundação, há 123 anos, a Gerdau busca ser parte das soluções aos desafios enfrentados pela sociedade e, mais uma vez, se une a parceiros para deixar um legado positivo, uma vez que entende que a economia circular guiará o futuro das organizações”, destaca Carlos Eduardo Vieira da Silva, diretor da Gerdau.
A reciclagem desses produtos feitos em aço traz uma série de benefícios para o meio ambiente, incluindo a redução da emissão de gases de efeito estufa e a economia de insumos básicos como água e energia. Além disso, gera renda alternativa no segmento de coleta e reciclagem, contribuindo com o avanço da economia local. Esse movimento faz parte do dia a dia da Gerdau, que é a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, e transforma, anualmente, mais de 11 milhões de toneladas de sucata em aço e 71% da produção de aço da empresa é resultado do processo de reciclagem de sucata.
A parceria também tem um forte impacto social, em que os alunos se beneficiam do projeto ao utilizar os produtos de aço fornecidos pela Gerdau como material de aula e com visitas técnicas para conhecerem de perto o processo produtivo do aço em uma das usinas da companhia, além de trazer consciência sustentável a todos os envolvidos no projeto.
Os participantes do projeto recebem um certificado digital que comprova a participação, destacando o engajamento com iniciativas sustentáveis e a contribuição para o desenvolvimento econômico e social do estado de São Paulo.
Com a parceria e a reestruturação da base de reciclagem, os trabalhos dos alunos tornam-se novos materiais para as aulas de outras turmas do SENAI-SP, fazendo a economia circular na prática.
Ciência
Aurélio Alfieri é finalista no Prêmio iBest.
Professor de educação física, que tem aluna de 102 anos, promove exercícios em casa,
Com mais de seis milhões de seguidores nas redes sociais, o professor de educação física Aurélio Alfieri está entre os TOP 3 da categoria Fitness e Wellness do Prêmio iBest pelo voto popular. Campeão de resultados saudáveis com o público 50+, tem alunas de até 102 anos e desenvolve um programa de exercícios voltados para a inclusão. Atividades podem ser praticadas em casa em qualquer posição, sem equipamentos, sentado ou em pé e sem necessidade de calçados especiais, como o próprio Aurélio faz. Entre os cases de sucesso estão pessoas que mal conseguiam se movimentar e agora têm boa mobilidade e, principalmente, mais qualidade de vida.
O resultado de tanta dedicação e estudos, além do reconhecimento dos alunos que o indicaram ao prêmio, é ser o primeiro influenciador com um biotipo “magro” a concorrer nessa categoria. “A estética está mudando para saúde e qualidade de vida. Ainda há muitos que buscam o perfil idealizado pela maioria, mas vejo um crescimento no público que valoriza a saúde acima de tudo. A estética se torna uma consequência, não um objetivo que põe a saúde em risco. Esse reconhecimento prova que o exercício para saúde e qualidade de vida está ganhando espaço, e é uma conquista ver um perfil mais focado na saúde entre os influenciadores”, celebra Aurélio, especialista em Psicologia Corporal.
O professor Aurélio criou um app gratuito que ajuda os longevos no seu condicionamento físico e o Saúde Diária, com integração ativa com suas alunas. É também autor do “Manual prático para ser jovem por mais tempo – a roda da juventude” (editora Appris), onde os leitores podem fazer anotações e acessar QR codes que direcionam a vídeos de exercícios onde ele explica com riqueza de detalhes como executá-los. O profissional de educação física dá aulas ao vivo todos os dias às 8h06, com média de três mil alunas, somando o Youtube e o Instagram, que se chama: A Hora do Exercício.
Sobre o iBest: Desde sua primeira edição, em 1996, o Prêmio iBest é referência no reconhecimento do melhor em profissões diversas na internet do país. Destinado aos influenciadores, profissionais e empresas do mercado digital, os ganhadores recebem um selo de certificação outorgado não somente pelo iBest, mas principalmente por todo o mercado. A fase final será exclusivamente por votação popular e o público será responsável pela escolha dos vencedores.
A votação vai até 8 de dezembro em
https://app.premioibest.com/votacao/fitness.
Redes sociais
https://www.instagram.com/aurelioalfieri?igsh=MWNtaXIyNmM3cTBjNg==
negocios
Networking: chave para ascensão profissional e mercado de luxo
Com 85% das oportunidades de negócios preenchidas por conexões de networking, especialistas discutem estratégias eficazes para alavancar carreiras no bate-papo no Ovoo em Goiânia. Evento reúne Geórgia Maia e Daniella Mendonça para explorar o poder das relações genuínas no mercado de alto padrão
Em um cenário dinâmico e competitivo, cultivar uma rede de contatos robusta é fundamental para a construção de uma carreira e de uma imagem sólida e em ascensão. O networking transcende a simples troca de cartões em eventos, configurando-se como uma estratégia poderosa que envolve a construção de relações genuínas, capazes de gerar oportunidades mútuas de crescimento.
Estudos da Harvard Business Review, que analisaram as tendências e a eficácia do networking, mostram que aproximadamente 70% das vagas no mercado são preenchidas por meio de contatos. Esse dado foi evidenciado na pesquisa, ressaltando como as conexões profissionais são essenciais no processo de obtenção de empregos e novas oportunidades.
Os dados também apontaram que a eficácia do networking não se limita apenas a abrir portas para novas oportunidades de emprego e negócios, mas também proporciona uma vantagem competitiva significativa, permitindo acesso a recursos, conhecimentos e influências cruciais para o avanço profissional e pessoal.
Estatísticas adicionais da LinkedIn reforçam a importância do networking, indicando que 85% dos empregos e negócios são preenchidos através dessa prática e 46% dos freelancers encontram trabalho através de uma conexão próxima. Esses dados mostram que investir na construção de um bom networking é essencial, visto que ele funciona como uma via de mão dupla, onde deve haver troca de informações, conhecimentos e indicações de forma natural e benéfica para ambos os lados.
Mas, muito se engana quem pensa que o networking é importante apenas para quem deseja se posicionar no mercado. Ele é fundamental para quem focou em crescer no mercado de luxo que, de acordo com a Bain & Company, deverá alcançar entre €530-570 bilhões até 2030, mais que o dobro do tamanho registrado em 2020. O crescimento é impulsionado pela demanda constante por experiências de luxo e pela resiliência das marcas que se adaptam a novos desafios.
O poder do networking no aprimoramento de posicionamentos estratégicos
De olho no grande potencial deste mercado e especializada em orientar e transformar imagens de clientes que atuam no mercado de luxo, Georgia Maia, mentora e consultora, especializada em posicionamento estratégico, realiza no dia 20 de junho, um encontro para discutir sobre a importância do Networking. A especialista destaca que no mercado de luxo, o posicionamento em high ticket é uma ferramenta importante para conquistar essa fatia privilegiada do mercado de negócios.
O bate-papo, “O networking como estratégia de posicionamento”, será apresentado por Geórgia Maia e contará com a presença da odontóloga Daniella Mendonça, que irá compartilhar sua experiência de mercado e como o networking foi fundamental para o seu crescimento profissional e pessoal.
O foco do encontro é discutir e explorar métodos eficazes de networking que permitam aos profissionais não apenas expandir suas redes, mas também aprimorar seu posicionamento no mercado de alto padrão. “Este encontro é uma oportunidade única para que profissionais de diversas áreas aprendam a arte do networking estratégico. Não se trata apenas de conhecer pessoas, mas de criar conexões significativas que impulsionem sua carreira e reforcem sua imagem no mercado de luxo”, explica Maia. “Ao entender e aplicar técnicas de networking, nossos participantes poderão alcançar um novo patamar em suas trajetórias profissionais”, finaliza.
Daniella Mendonça, que possui mais de 25 anos de experiência em odontologia clínica, estética e harmonização orofacial que também atua como apresentadora de podcast, ressalta a importância estratégica do networking. “Dados recentes mostram que 85% das vagas de emprego e de negócios são preenchidas por meio de conexões de networking. Os números também mostram que profissionais com uma rede ativa são 58% mais propensos a receber promoções e fechar bons negócios, ,destaca Mendonça, citando estatísticas que sublinham a eficácia do networking no avanço profissional, Ela acrescenta que o networking vai além de trocar informações. “É sobre construir uma comunidade de apoio mútuo, onde cada conexão tem o potencial de transformar sua carreira. No evento, discutiremos como essas conexões podem ser estrategicamente cultivadas para elevar não apenas sua visibilidade, mas também a qualidade das oportunidades que você atrai”, finaliza.
Serviço:
Evento: Bate-papo sobre Networking e Estratégias de Posicionamento Geórgia Maia e Daniella Mendonça
Data: 20 de junho de 2024
Horário: 19h30
Local: Ovoo, Goiânia
Endereço: Rua 90, número 346, no térreo do Setor Sul.
Georgia Maia
Formada e pós-graduada em Propaganda e Marketing pela FGV. Tem mais de 20 anos de experiência no universo de marketing e branding. Atuou em vários ambientes corporativos relevantes tornando sua experiência neste segmento. Desde 2016 se dedica a ajudar marcas, em especial mulheres, em especial mulheres através de consultoria e mentorias para prosperarem no marketing e vendas no mercado de luxo.
Daniella Mendonça – Minicurrículo
Daniella Mendonça é odontóloga com mais de 25 anos de experiência na área. Ela é especialista em prótese e reabilitação oral, e também atua na área de harmonização orofacial. Além de sua prática clínica, Daniella é uma mentora em Saúde e colunista do Jornal Diário da Manhã. É conhecida por sua atuação no mercado de luxo em Goiânia, onde desenvolveu um trabalho significativo com a imagem das misses Goiás e de personalidades renomadas da televisão. Entre seus clientes estão Odair Terra, Fred Silveira, Thiago Brava, Cleber e Cauan, Eddy Brito e Samuel, Eduardo Melo e Day e Lara.
negocios
Temporadas de praia do Araguaia/Tocantins aquece economia regional
(Praia de Luiz Alves, em São Miguel do Araguaia – Goiás. Crédito: Prefeitura de São Miguel do Araguaia)
Mais de 1 milhão de turistas devem frequentar as praias do rio Araguaia apenas no estado de Goiás. A temporada de praias de água doce no estado do Tocantins aguarda Mais de 1 milhão e meio de turistas
As praias temporárias ao longo dos rios Araguaia e Tocantins não só criam paisagens deslumbrantes, mas também se transformam em importantes pólos turísticos durante a estação seca, entre junho e agosto. Essas extensas áreas de areia atraem visitantes para atividades como camping e lazer, enquanto na estação das cheias, os passeios de barco e a observação da natureza renovada predominam.
Além de serem pontos de encontro e recreação, estas praias desempenham um papel catalisador na economia local. O turismo impulsiona o crescimento dos negócios locais, aumentando a oferta de empregos e melhorando a infraestrutura. Dados de 2023 do Ministério do Turismo revelam que a economia das regiões Centro-Oeste e Norte é significativamente influenciada pelo fluxo sazonal de turistas. O Anuário Estatístico do Ministério aponta um aumento de mais de 120% na demanda por restaurantes e hotéis, refletindo diretamente em uma maior taxa de ocupação e em um aumento no volume de negócios.
Em 2024, a Temporada de praias do Rio Araguaia em Goiás, conhecida como “Temporada Mais Araguaia” espera atrair mais de 1 milhão de turistas nos meses de junho e julho. Para o Tocantins, a expectativa é de que a temporada também seja movimentada, com cerca de 1 milhão e meio de turistas passando pelas diversas cidades com atrativos turísticos.
Aquecimento do Varejo
(Novo Mundo.Com destaca aumento na venda de essenciais para atividades ao ar livre)
De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), durante os meses de junho e julho, coincidindo com a temporada de praias, observa-se um aumento na procura por produtos essenciais para atividades ao ar livre. Entre os itens mais procurados estão caixas e bolsas térmicas, churrasqueiras, cadeiras de praia e panelas elétricas, que registram um crescimento significativo nas vendas. O relatório do Ministério do Turismo aponta ainda um incremento de mais de 50% nas vendas de artigos de caça, pesca e acampamento.
Bruno Lobo, Gerente de marketing da NovoMundo.Com, um dos principais varejistas do Centro-Norte do país, destaca a crescente demanda observada nas lojas da rede. “Há um aumento expressivo na busca por equipamentos essenciais em acampamentos como colchonetes, panelas elétricas, ventiladores, caixas de som, estes itens são muito procurados por aqueles que planejam acampar. Os produtos oferecem conforto e praticidade para os clientes, que buscam aproveitar suas férias ao máximo,” explica. Comparado ao ano anterior, a rede NovoMundo.Com espera um crescimento nas vendas desses itens de cerca de 15%. “Essa tendência de aumento reflete-se tanto nas nossas vendas físicas quanto no comércio eletrônico, indicando um forte impulso em ambos os canais,” conclui.
Mercado da Moda também comemora aumento das vendas
(Mega Moda Park, uma das unidades do shopping atacadista Mega Moda)
O mercado da moda regional também celebra a temporada com a venda de moda praia. Com mais de 1500 marcas, sendo 73% delas produtoras de moda própria, as vitrines das unidades do Mega Moda, composto pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda, já exibem as últimas tendências do segmento e apostam em uma boa movimentação para o período.
“Segundo dados dos nossos lojistas do segmento, a expectativa é que a demanda por biquínis, sungas, maiôs e saídas de praia supere os 50% até o final do mês. Temos recebido ônibus de compras de cidades com ‘praias de rio’ de Goiás e de outros estados como Tocantins, Pará e Mato Grosso, em busca deste tipo de produto”, afirma Paula Sepulveda, Gerente de marketing do Mega Moda.
-
Música1 semana atrás
Marcos Almeida lança “Porão”, primeira faixa de seu novo álbum “Calado”
-
Saúde1 semana atrás
Saúde feminina: a conexão essencial entre o cuidado físico e mental
-
Música1 semana atrás
This Is The Kit lança “Live at The Minack Theatre”
-
Ciência1 semana atrás
Aurélio Alfieri é finalista no Prêmio iBest.